Empreitadas Ferroviárias - IP – Infraestruturas de Portugal

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Tipo

Gestão da Construção e Fiscalização

Local

Portugal

Estado

Em curso

Ano

2018

Cliente

IP – Infraestruturas de Portugal

Empreitadas Ferroviárias - IP – Infraestruturas de Portugal

Modernização do Troço Elvas – Fronteira, da Linha do Leste (2018 – 2020)

Reabilitação do Muro M31 no Troço Entrecampos – Chelas, da Linha de Cintura (2020 – 2021)

Conclusão da Estabilização de Taludes do Troço Régua – Ferrão, da Linha do Douro no (2021 – em curso)

A Modernização do Troço Elvas (PK 264+050) – Fronteira (PK 275+611) (extensão: 11 km), da Linha do Leste, correspondeu a investimento 20,4 M€, e consistiu nas seguintes intervenções principais:

  • Ampliação, adaptação e alteração do layout da Estação Ferroviária de Elvas (de modo a permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento);
  • Renovação integral da superestrutura de via (carril, travessas e balastro);
  • Tratamento da plataforma ferroviária (melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção);
  • Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária, e construção de maciços de catenária para a futura eletrificação;
  • Construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível;
  • Substituição dos tabuleiros e reforço dos encontros e pilares das pontes ferroviárias Ponte do Caiola e Ponte do Caia. A Reabilitação do Muro M31 no Troço Entrecampos – Chelas, da Linha de Cintura, correspondeu a investimento ~0,5 M€, e consistiu na criação de 2 vigas horizontais, em betão armado solidarizadas com o muro em causa e entre os 3 alinhamentos de ancoragens existentes. Nas novas vigas, foram executadas novas ancoragens, com adequado grau de proteção anticorrosiva, de forma a garantir as devidas condições de segurança de acordo com a regulamentação atualmente aplicável. Os trabalhos decorreram em regime noturno e ao fim-de-semana, de modo a manter a linha em exploração.

 A Conclusão da Estabilização de Taludes no Troço Régua – Ferrão (extensão: 14 km), da Linha do Douro, corresponde a investimento de 3,5 M€, e consiste na estabilização de 10 taludes. Os trabalhos decorrem exclusivamente em regime noturno / de interdições, e com recurso a equipamentos especiais ferroviários, de elevação e de furação, e de técnicas de alpinismo.

A estabilização dos taludes, no geral, refere-se a desmatação / limpeza, reperfilamentos, instalação de redes de tripla torção e especiais, pregagens e geodrenos, a execução de muros de suporte em betão armado e a melhoria / reposição da drenagem.

As Prestações da QUADRANTE, em Consórcio, consistiram / consiste na Assessoria, Fiscalização, Controlo de Custos e Planeamento, Qualidade, Ambiente e Coordenação de Segurança em Obra.