scrolldown

Tipo

Aeroportos

Local

Portugal

Estado

Concluído

Ano

2000

Cliente

ANA - Aeroportos de Portugal

Aeroporto de Lisboa

Trata-se do projeto do Novo Pier Norte, Salas de Embarque A24, A25 e A26, Novo Terminal de Bagagens, e extensão da Zona Comercial e Busgate do Aeroporto de Lisboa. Este projeto insere-se num conjunto de melhoramentos que foram implementados no Aeroporto da Portela, já em funcionamento, incluindo um novo terminal, a ampliação do terminal de bagagens existente e a ampliação da área comercial.
Trata-se de um edifício implantado numa extensão total de cerca de 1 000 m, que inclui a ampliação do atual Pier Norte, proporcionando no total um acréscimo de 11 portas de embarque para mangas telescópicas, com capacidade para acolher aeronaves de maiores dimensões do que as que se encontravam em funcionamento. Relativamente ao terminal de bagagens, a nova infraestrutura permitiu incrementar significativamente a capacidade de processamento.
Estas melhorias foram acompanhadas de um incremento da área de freeshop, criando um espaço comercial moderno e emblemático de todo o aeroporto, permitindo que o fluxo de passageiros seja acompanhado por um incremento das receitas de vendas.

Elaboração dos projetos de fundações e contenção periférica, estruturas de betão armado, estruturas metálicas e de instalações hidráulicas.

A intervenção estrutural compreendeu o projeto do novo edifício do Pier Norte, de 5 novos edifícios em betão armado para o Busgate e Novo Terminal de Bagagens. Complementarmente realizaram-se intervenções em algumas áreas dos edifícios existentes, alterando-os e reforçando-os de forma a criar condições para a sua nova funcionalidade e layouts
A cobertura dos edifícios foi realizada em estrutura metálica, possuindo um desenvolvimento de cerca de 260 m na área do NTB e Busgate e de ao longo em planta de aproximadamente 550 m sobre o Pier Norte. Foi realizada a conceção, dimensionamento e pormenorização de todo o projeto. A intervenção da especialidade de hidráulica foi desenvolvida por uma empresa associada, sob coordenação do GRUPO QUADRANTE.